A Netflix é uma das plataformas de streaming mais populares do mundo inteiro, isso se não for a mais popular. Essa plataforma lança mensalmente uma grande quantidade de seriados que fazem com que as pessoas continuem extremamente apaixonadas por todos esses conteúdos. Seriados como Bridgerton e La Casa de Papel fazem com que a plataforma ganhe milhares de fãs em uma alta velocidade.
A Netflix, inicialmente, se popularizou justamente pelo formato que apresenta: assista o que quiser quando quiser. Se você assina essa plataforma há anos, então deve lembrar que o catálogo era realmente imenso e tinha produções de diversas emissoras, contudo, com a criação das plataformas de streaming concorrentes, as emissoras estão tirando cada vez mais seriados da plataforma.
Essa perda de clientes tem assustado os investidores da plataforma, ou seja, estão correndo perigo. Isso faz com que a empresa precise agir rapidamente para não perder seus investimentos. Infelizmente, uma das estratégias pode afetar a principal qualidade da plataforma: a acessibilidade.
Você deve saber muito bem que muitos brasileiros dividem a senha da Netflix com seus companheiros, para que assim, assistir às suas séries preferidas se torne algo mais barato. É como se 4 pessoas usassem a plataforma pelo preço de 1, contudo, parece que isso vai mudar.
A Netflix não vai mais permitir o compartilhamento de senhas?
Vamos com calma. Muitas plataformas estão compartilhando essa informação pura e sem explicar o que isso pode acontecer. Então muitas pessoas acabam entendendo que o compartilhamento de senhas será impossível, contudo, isso não é verdade. Na prática, o que vai mudar é para quem você poderá compartilhar essas senhas.
Para quem não sabe, quando a Netflix planejou aqueles perfis, ela tinha em mente que as pessoas iriam usar elas para que cada membro da família usasse um perfil. Por exemplo, você usaria um perfil, mas sua mãe outro, seu pai outro e seu irmão usaria outro. Mas as pessoas estão dividindo entre amigos para baratear a plataforma.
Atualmente, a Netflix se posiciona fortemente contra a divisão de senhas entre amigos para baratear o custo, afinal, isso acaba fazendo com que menos pessoas assinem a plataforma, ou seja, a estratégia da Netflix é justamente impedir que as pessoas dividam contas para que abram novas contas.
O CEO da empresa falou sobre essa limitação no uso da plataforma, contudo, enfatizou que seus usuários não precisariam se preocupar pois iriam trabalhar para que a plataforma se tornasse mais acessível em todos os países que ela estivesse disponível.
Já foi avisado que alguns dos usuários vão receber uma notificação avisando que, caso não more com o dono da conta, deverá criar sua própria conta na Netflix.
Ainda estamos em fase de teste, contudo, tudo indica que os usuários que compartilham conta deverão ter contas exclusivas, sem dividir suas senhas. Infelizmente isso é algo que tende a se tornar cada vez mais real, porém, tem alguns entraves que talvez reduzam as ações da empresa.
O objetivo da Netflix é converter mais usuários pagantes, contudo, caso os usuários não aprovem a ação e assinem outras plataformas concorrentes, provavelmente a empresa irá decidir voltar atrás para não perder seus preciosos clientes.
Fonte: AdoroCinema.