The Platform (O Poço) é um filme de suspense e terror espanhol de ficção científica, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia foi lançado em 2019. O Poço é um filme espanhol, quando a Netflix adquiriu os direitos de exibição do filme, a empresa talvez não imaginasse o tamanho do sucesso que ele faria no serviço de streaming.
Tamanho sucesso pode ter sido impulsionado pela crise causada pelo coronavírus. Mesmo com pouco tempo dentro do catálogo da plataforma, o filme já figurou entre os Top 10 dos mais assistidos no Brasil. Com isso o filme traz uma mensagem importante.
Confira a sinopse: Em uma prisão onde os detentos nos andares de cima comem melhor do que os que estão abaixo, um homem decide fazer algo para mudar essa situação.
Em tempos como o que estamos vivendo hoje a mensagem trazida pelo filme faz com que refletimos com as coisas que estamos fazendo. Infelizmente, enquanto isso, muitas pessoas continuam sendo egoístas saem às ruas e vão aos supermercados, comprando mais comida do que necessitam.
A trama possui uma mensagem mais parecida com o que acompanhamos em filmes como Parasita e O Expresso do Amanhã, de Bong Joon Ho, e Você Não Estava Aqui, de Ken Loach, Urrutia não se contém na hora de chocar os telespectadores com cenas que deixariam qualquer fã da franquia Jogos Mortais super orgulhosos.
O filme argumenta que há dinheiro, alimentos e recursos para todos, mas isso só se torna possível se as pessoas mais poderosas tiverem a solidariedade de compartilhar com os mais necessitados e quebrando o pensamento de “quem tem mais, quer sempre mais”. O consumo excessivo leva à desigualdade, que por si só pode levar o ser humano ao seu limite e a sua própria ruína.